Inteligência Artificial

 

Apontamentos de Algoritmos de Procura e de Sistemas Baseados em Conhecimento para as aulas de IA

Os apontamentos acessíveis nesta dizem respeito apenas à matéria de Algoritmos de Procura, e de Sistemas Baseados em Conhecimento. A matéria relativa à Linguagem de Programação Prolog tem de ser estudada noutras fontes, especialmente através do livro “Programming in Prolog: Using the ISO Standard (Fifth Edition)” de W. F. Clocksin e C. S. Mellish, o qual se pode encontrar na biblioteca do ISCTE ou adquirir facilmente “on‑line”.

Além do livro sugerido para a linguagem Prolog, podem consultar-se os apontamentos que se seguem.

 

 

Dois tutoriais sobre Prolog: explicações e exercícios

·        Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Prolog

·        Departamento de Computação da Universidade de Pomona: http://www.csupomona.edu/~jrfisher/www/prolog_tutorial/pt_framer.html

 

 

Apontamentos por componentes

NOTA. É possível que cada um dos capítulos que se seguem abranja tópicos de matéria que não seja dada em certos anos letivos. Por exemplo, no ano 2018/2019, não foi dada a forma clausal constante no capítulo Representação de Conhecimento em Lógica. A matéria realmente dada em cada ano está especificada na Secção de Avaliação deste sítio web.

Introdução à Inteligência Artificial

Breve sumário e comentários avulsos sobre Inteligência Artificial. Tecnologias para Sistemas Inteligentes.

Algoritmos de procura

Resolução de problemas através dos métodos de procura. Procura em profundidade‑primeiro, procura em largura‑primeiro, procura do melhor‑primeiro. Algoritmo A*

How to a-star in Prolog

Como usar a implementação em Prolog do A*

Sistemas Baseados em Conhecimento: Conhecimento, Representação, e Arquitetura

Conceitos fundamentais introdutórios sobre Sistemas Baseados em Conhecimento (SBC). Distinções relativas à natureza do conhecimento e à natureza da representação. Definição e Arquitetura de Sistemas Baseados em Conhecimento

Representação de conhecimento em lógica

A lógica é apresentada como a base para a representação de conhecimento e para o raciocínio de alguns tipos de Sistemas Baseados em Conhecimento, sobretudo para os sistemas de regras condição-conclusão e para os sistemas baseados em programação em lógica.

É dada a representação e a inferência em lógica de predicados de primeira ordem, quer no seu formato habitual, quer na forma clausal. É dada a conversão para forma clausal

Sistemas baseados em programação em lógica

Breve introdução (risível, aliás) à programação em lógica. Enfatiza-se VIVAMENTE a necessidade de se recorrer a um livro de Prolog para aprender esta parte da matéria, por exemplo o Clocksin e Mellish

Sistemas de Regras de Produção

Representação de conhecimento procedimental através de regras de produção (i.e., regras condição-ação)

Notas muito insuficientes sobre Prolog procedimental

Estas notas não devem ser consideradas um elemento de estudo suficiente sobre esta matéria.

Estas notas avulsas, pouco organizadas, são essencialmente respostas a pedidos de ajuda que recebemos, por email.

Contém também uma análise de erros frequentes em Prolog Procedimental

O seu conteúdo vai sendo alterado.

Enfatiza-se VIVAMENTE a necessidade de se recorrer a um livro de Prolog para aprender esta parte da matéria, por exemplo o Clocksin e Mellish

ERROS frequentes em Prolog Declarativo

Estas notas contêm um esboço de uma lista de erros muito frequentes em Prolog Declarativo juntamente com explicações sobre eles.

 

 

 

Acetatos sobre funcionamento do Prolog: (Zipped Word)

 

 

Como explicar o que acontece no encadeamento para a frente e no encadeamento para trás: (Zipped Word)

 

Lista de predicados pré-definidos

 

 

Coleção de exercícios e resoluções selecionadas: (Zipped Word). Trata-se de uma coleção de enunciados e de resoluções de exercícios concebidos para as aulas, para testes e para exames.

 

 

Ficheiros com código Prolog, os quais são úteis para os exercícios

Voos 1

Voos 2

Tarefa

Expressos

Controlar Jogada

Pequena base de dados com voos diretos entre cidades

O mesmo que voos1, mas agora, além dos voos, existe informação sobre a companhia aérea.

Programa simplificado para ajudar a escolher o melhor funcionário para uma dada tarefa

Semelhante a voos, mas com expressos

Sistema de produção que controla a alternância de jogadas no Jogo do Galo.

 

 

 

 

Página de Entrada