Notícias

Investigação • 15 abr 2024
Iscte vai coordenar uma rede doutoral Marie Skłodowska-Curie

Pela primeira vez, o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa vai coordenar uma das propostas vencedoras no concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN). A nova rede doutoral, designada MATCH (Multicore Fiber Applications and Technologies), orientará os esforços de investigação para a nova geração de fibras óticas. Esta nova geração oferece a possibilidade de baixar os custos, reduzir o consumo de energia e aumentar significativamente a capacidade da rede de comunicações em mais de dez vezes, mantendo-se tão compatível quanto possível com a infraestrutura atual. O consórcio liderado pelo Professor Adolfo Cartaxo e demais docentes do DCTI (Tiago Alves, Luís Cancela e João Rebola) é constituído por outras 5 universidades europeias (Alemanha, Dinamarca, Espanha, França e Israel) e 4 outros parceiros da indústria e investigação.

Este ano, no total de 1066 candidaturas, só 128 propostas serão financiadas a nível europeu. Portugal participa em 32 consórcios vencedores, mas coordena apenas 5.

O MSCA DN é um instrumento do Horizonte Europa para financiar programas internacionais de doutoramento, exigindo consórcios de pelo menos três instituições de três países diferentes. Tal como as outras Ações Marie Skłodowska-Curie, visam formar e desenvolver as carreiras dos investigadores através de três dimensões de mobilidade: entre países, entre os setores académico e não académico e entre disciplinas.

 A próxima call abre a 29 de maio 2024

Voltar ao topo